BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Coronavírus: As 10 principais perguntas.

30/11/2020

O tema "Coronavírus"  tornou-se um dos tópicos mais procurados nos sites de busca em 2020. Devido ao bombardeio de informações, podemos acabar nos deparando com conteúdos equivocados ou então, as famosas fake news a respeito desse assunto.

Por isso, selecionamos as 10 principais perguntas sobre o Coronavírus que podem te ajudar a entender o vírus do ponto de vista técnico:

O que é o coronavírus e a COVID-19?

Os coronavírus são uma família de vírus que habitualmente infectam diversas espécies de animais e são responsáveis por causar diferentes doenças de origem respiratória. A COVID-19 é uma doença infecciosa causada por uma mutação deste vírus, descoberta em 2019.

 

Quais são os principais sintomas do coronavírus?

Os sintomas mais recorrentes são: tosse seca, febre, cansaço muscular e dificuldade para respirar.

Foram observados também sintomas como congestionamento nasal, inflamação na garganta, diarreia e perda de olfato.

A doença costuma se apresentar como uma síndrome gripal, com uma variedade de sintomas que pode se manifestar de leves a muito intensos. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) listou os 11 sintomas de covid-19 mais comuns entre os brasileiros. Os dados foram colhidos em um estudo que envolveu 31.869 pessoas de 133 cidades de todos os estados.

Veja abaixo o ranking dos sintomas de covid-19 mais comuns entre os brasileiros

1º – Dor de cabeça

2º – Mudanças no olfato ou paladar

3º – Febre

4º – Tosse

5º – Dor no corpo

6 º– Dor de garganta

7º – Diarreia

8º – Dificuldade de respirar

9º – Tremores

10º – Palpitação

11º – Vômito

 

Quais são as pessoas consideradas como grupo de risco?

São consideradas condições clínicas de risco para desenvolvimento de complicações da COVID-19: cardiopatias graves ou descompensadas (insuficiência cardíaca, infartados, revascularizados, portadores de arritmias, hipertensão arterial sistêmica descompensada); pneumopatias graves ou descompensadas (dependentes de oxigênio, portadores de asma moderada/grave, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC); imunodeprimidos; doentes renais crônicos em estágio avançado (graus 3, 4 e 5); diabéticos, conforme juízo clínico, gestantes de alto risco e pessoas acima de 60 anos. O Ministério da Saúde e ANAMT alertam para doença cardíaca congênita, doença cardíaca isquêmica descompensada, doenças pulmonares intersticiais com complicações, fibrose cística com infecções recorrentes, displasia broncopulmonar com complicações, pacientes em diálise, transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea, imunossupressão por doenças e/ou medicamentos (em vigência de quimioterapia/radioterapia, entre outros medicamentos), portadores de doenças cromossômicas e com estados de fragilidade imunológica (ex: Síndrome de Down) e ainda recomendamos considerar obesidade Grau 3 (com IMC maior ou igual a 40).

 

Qual é o tempo de incubação do novo coronavírus?

O período de incubação refere-se ao tempo entre o momento em que uma pessoa é infectada pelo vírus e o início dos sintomas da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para Covid-19, o intervalo pode variar de 1 a 14 dias, geralmente em torno de 5 dias.

 

Como é feito o tratamento da COVID-19? 

Se os sintomas aparecem em um nível de leve a moderado, o período recomendado de isolamento social é de 14 dias e o tratamento feito apenas com sintomáticos. Nos casos mais graves, onde podemos observar a respiração comprometida, o paciente deve permanecer sob orientação médica e, eventualmente, pode precisar receber oxigenoterapia e cuidados especiais, muitas vezes com internação hospitalar.

 

É possível ser infectado mais de uma vez com o novo coronavírus?

Como suspeitado pelos pesquisadores, sim é possível. Já foram documentados casos de reinfecção em Hong Kong, na Holanda e na Bélgica. Vale ressaltar que as evidências são recentes e ainda estão sendo realizados estudos a cerca deste tópico.

 

Quanto tempo o coronavírus sobrevive fora do corpo humano?

Normalmente, o vírus só se espalha de pessoa para pessoa e não pode sobreviver fora de humanos ou animais por mais de 24 horas, em situações muito propícias.

Existe alguma orientação específica para gestantes que comecem a apresentar sintomas da Covid-19? 

Se a gestante apresentar sintomas compatíveis com Covid-19, deve procurar atendimento rapidamente para identificar a doença ou descartá-la. As mulheres grávidas devem ser diagnosticadas e encaminhadas para unidades de alta complexidade, se necessário. Caso estejam empregadas formalmente, é possível ter que dar entrada na licença maternidade antecipadamente.

 

Quais são as principais formas de prevenção do coronavírus?

Evitar aglomerações e locais fechados.Lavar as mãos com água e sabão ou álcool 70%.Usar máscaras sempre que sair de casa.Evitar o contato desnecessário com outras pessoas.

 

Como fortalecer a imunidade para evitar o novo coronavírus?

É importante manter uma alimentação saudável, fazer exercícios, não fumar, não fazer uso de drogas ou entorpecentes e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

 

Além de se prevenir da maneira convencional, manter-se atualizado sobre a infecção é importante para sua segurança e saúde. A informação é a melhor prevenção.

 

Sempre buscando melhores soluções em saúde, a Meta está preparada para atender empresas em todo Brasil e viabilizar todos os cuidados necessários para seus colaboradores. 

Entre em contato com nossa equipe e conheça os nossos produtos. 

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir