BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Medicina Preventiva e sua importância para a saúde pública

26/08/2022

A medicina preventiva é uma especialidade médica que tem como foco evitar o surgimento de doenças, promovendo a saúde da população, reduzindo danos causados pelas enfermidades e melhorando a qualidade de vida de pessoas submetidas a exames e tratamentos. 

Esta especialidade trabalha com um amplo conceito de saúde e vai além de consultórios e de relações individuais entre médicos e pacientes. Neste artigo iremos conferir quatro níveis onde a medicina preventiva atua e quais são as diferenças entre prevenção de doenças e promoção de saúde, continue a leitura! 

Níveis de atuação

A medicina preventiva é compreendida por quatro níveis de sua atuação. O modelo foi implantado por Hugh Leavell e Edwin Clark em 1976, numa publicação onde eles desenvolveram a teoria da História Natural da Doença.

Os objetivos são preservar a saúde individual, desde o momento em que a pessoa ainda está saudável até a redução de danos de uma doença. A prática é realizada no presente, buscando fazer mapeamento de riscos ou surgimento de doenças futuras. Assim, a atuação é dividida em quatro partes: prevenção primária, secundária, terciária e quaternária.

Prevenção primária

Neste nível de prevenção os cuidados começam com a pessoa desde a gestação. Assim, garantindo melhores condições para a vida em seu estágio inicial.

Podemos também destacar orientações sobre estilo de vida, estimulando a prática de atividades físicas, dicas sobre alimentação saudável, campanhas sobre o tabagismo, entre outras. 

Prevenção secundária 

Aqui é abordado o diagnóstico precoce e tratamento das doenças na sua fase inicial, diminuindo a taxa de mortalidade. Identificar precocemente uma doença crônica é necessário para evitar que ela atinja um nível mais crítico e perigoso.

Prevenção terciária

O nível terciário faz redução dos sintomas e das complicações das doenças já existentes, oferecendo qualidade de vida para o paciente, independente de qualquer condição. O objetivo é reduzir os prejuízos causados pelo problema de saúde. Esse estágio acompanha o indivíduo garantindo proteção e reabilitação.

Prevenção quaternária

Este nível passou a ser conhecido no início do século XXI. Foi proposto pelo médico Marc Jamoulle e oficializado pela Organização Mundial dos Médicos Gerais de Família e de Comunidade (WONCA).

A intenção de discutir esse quarto nível de medicina preventiva vem da preocupação ética com administração de tratamentos e procedimentos que podem ser dispensáveis. Ela debate algumas questões como a medicalização de casos de risco e aumento de pacientes hipocondríacos.

Importância da medicina preventiva 

Com a medicina preventiva é possível diagnosticar doenças genéticas que podem ser acompanhadas e tratadas constantemente, para que não haja complicações futuras. Os benefícios trazidos pela promoção e prevenção da saúde são: bem-estar, qualidade de vida, redução de taxas de mortalidade e impactos financeiros.

Se você gostou deste conteúdo, acompanhe o blog da META e fique por dentro de todas as novidades e informações.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir