BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Entenda a campanha Fevereiro Roxo e Laranja

28/02/2022

Fevereiro Roxo e Laranja é marcado por campanhas de conscientização para doenças que podem ser diagnosticadas precocemente.

Fevereiro Roxo é voltado ao combate ao Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer, ambos têm em comum o fato de serem doenças crônicas, com possibilidade de tratamento, mas não de cura. A campanha foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, visando proporcionar mais conforto aos portadores das doenças, já que não existe cura para elas.

Fevereiro Laranja é dedicado ao combate à Leucemia. A campanha foi criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), especialmente porque o Dia Mundial do Câncer acontece todo ano no dia 4 de fevereiro. 

Mas, afinal, quais são as características de cada doença?

O Lúpus é uma doença inflamatória e autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, rins, articulações, cérebro, entre outros. Ele pode ser dividido em quatro tipos: Lúpus discoide, Lúpus sistêmico, Lúpus induzido por drogas e Lúpus neonatal. Ao contrário do que muitos pensam, ele não é contagioso e as pesquisas indicam que a doença seja resultado de uma combinação de fatores, como hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais. 

Principais sintomas:

- Fadiga e febre;

- Rigidez muscular e inchaços;

- Rash cutâneo - vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz;

- Dificuldade para respirar e dor no peito;

- Queda de cabelo e feridas na boca. 

Tratamento: 

Em casos leves, a doença pode ser tratada com antiinflamatórios, corticoide e hidroxicloroquina. Sintomas graves são tratados com alta dosagem de corticoides ou medicamentos para diminuir a resposta do sistema imunológico do corpo e drogas citotóxicas que bloqueiam o crescimento celular. O objetivo principal do tratamento é controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, já que ainda não existe cura definitiva para o lúpus. 

A Fibromialgia é uma síndrome que causa dores no corpo todo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas pesquisas indicam que ela seja resultado de uma combinação de fatores como, genéticos, infecciosos, traumas físicos ou emocionais, distúrbio do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão.

Principais sintomas:

- Dor generalizada- em diversas partes do corpo e que demoram pelo menos três meses para passar;

- Dificuldades cognitivas;

- Dormência e formigamento nas mãos e nos pés;

- Fadiga e palpitações;

- Dor de cabeça recorrente ou enxaqueca clássica. 

Tratamento: 

O tratamento é mais eficaz quando são usados medicamentos e outros cuidados, como fisioterapia, programa de exercícios e preparo físico, métodos para alívio de estresse, incluindo massagem leve e técnicas de relaxamento e terapia cognitivo comportamental.

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca a decadência das funções cognitivas, além de interferir no comportamento e personalidade da pessoa, causando a perda de memória. A doença é causada por fatores genéticos, de estilo de vida e ambientais que afetam o cérebro ao longo do tempo. Geralmente, costuma atingir a população mais velha.

Principais sintomas:

- Perda de memória;

- Dificuldade em se concentrar;

- Delírio

- Mudanças na personalidade e no comportamento. 

Tratamento: 

O tratamento para o Alzheimer é feito para controlar os sintomas e retardar o agravamento da degeneração cerebral provocada pela doença e inclui uso de remédios, como Donepezila, Rivastigmina ou Memantina, além de terapias que melhoram a independência e o raciocínio, como terapia ocupacional, fisioterapia, atividades físicas e alimentação equilibrada e rica em vitamina C, E e ômega 3.

A Leucemia é um tipo de câncer que afeta os leucócitos, que são as células de defesa do organismo. A doença começa na medula óssea e se espalha pelo corpo através do sangue, impedindo ou atrapalhando a produção de glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos, causando anemia, infecções e hemorragias. Existem 2 principais tipos de leucemia, Linfoide e Mieloide, que podem ser classificados como aguda ou crônica.

Principais sintomas:

- Febre alta seguida de calafrios;

- Suor noturno;

- Manchas roxas na pele;

- Ínguas inflamadas no pescoço, axilas e logo atrás do osso do cotovelo;

- Dor nos ossos e articulações.

Tratamento: 

O tratamento pode ser feito com quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, transplante de medula óssea ou a associação de diferentes tratamentos, tudo vai depender do tipo de leucemia e da fase em que a doença se encontra. 

A conscientização é o melhor caminho

As campanhas Fevereiro Roxo e Laranja são muito importantes, tanto para informar e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de medula óssea, quanto  para ajudar a manter a qualidade de vida dos portadores de Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer.

Vale lembrar que o diagnóstico precoce é fundamental em ambas as doenças, para que o tratamento adequado seja aplicado o mais rápido possível, evitando sequelas mais graves. Se tiver algum sintoma, procure ajuda médica e não deixe de fazer os exames de rotina, pois, com acompanhamento profissional constante, algumas patologias podem ser identificadas ainda no início.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir