BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Abril Verde - Ações para implantar Segurança do Trabalho nas empresas

04/04/2024

O mês de abril é lembrado pela campanha Abril Verde, que visa conscientizar as pessoas sobre a segurança e saúde no trabalho. 

É fato que diversas profissões trazem perigos aos trabalhadores e, embora esse assunto ainda tenha baixa visibilidade, os números e percentuais apresentados pela Previdência Social são bem altos.

Entre 2011 e 2022 foram 7.506.055 notificações de acidentes de trabalho, sendo que:

5.050.836 são homens

2.447.812 são mulheres

Taxa de acidentalidade dos homens:

70,86% em 2011

64,16% em 2022

Taxa de acidentalidade das mulheres:

29,14% em 2011

35,84% em 2022

Estes números nos mostram que o número de acidentes de trabalho entre os homens em 2011 e 2022 teve um redução de 10%, enquanto as mulheres tiveram um aumento de 22% no mesmo período.

Apenas no ano de 2021, o RADAR SIT comunicou mais de 570 mil acidentes no trabalho, sendo que 2.487 deles vieram a óbito. Este alto número muitas vezes está relacionado à falta de EPIs adequados e também ao descumprimento de normas trabalhistas.

Investimento e retorno de serviço

Muitos empresários não investem na segurança do trabalho por falta de acesso às normas regulamentares, leis ou até mesmo por não saberem por onde começar.

Fornecer segurança aos seus funcionários é um ótimo investimento, afinal, o bem-estar e a saúde deles refletem na qualidade de serviço que prestam, pois um ambiente saudável e seguro traz benefícios a todos dentro da empresa.

Como podemos prevenir os acidentes e doenças no trabalho?

- Contrate uma empresa especializada em Medicina e Segurança de Trabalho, ela irá identificar todas as irregularidades;

- Fiscalize e monitore todos os processos voltados à segurança da sua empresa;

- Providencie e incentive o uso correto dos mesmos;

- Implante o DDS em sua empresa: essa prática de realizar um bate-papo informal com os colaboradores no início do expediente mostra que se importa com a sua segurança.

Como a NR-06 pode te ajudar?

Uma lei que pode te ajudar a entender as normas regulamentares é a NR-06, a lei que discorre sobre as regras do uso indispensável de EPIs, ela tem como principal objetivo preservar a saúde de seus colaboradores. Esta norma deve ser seguida tanto por funcionários quanto por empregadores.

A Meta fornece diversos tipos de serviços que te ajudam a implementar o que é necessário em sua empresa, com as nossas ações preventivas o local de trabalho será ainda mais seguro e sem riscos para os seus colaboradores.

Entre em contato conosco e confira nossas soluções em segurança do trabalho.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir