BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Como planejar metas e objetivos para 2022

10/01/2022

O início de um novo ano é sempre um momento de muitas reflexões e expectativas. Para evitar frustrações é necessário um bom planejamento. O primeiro passo para criar o seu planejamento é estabelecer metas alcançáveis. Depois de 2 anos muito difíceis, onde tivemos que nos isolar e readequar à nova realidade, é hora de enxergarmos novas perspectivas.

Uma lista de objetivos é a melhor forma de organizar a vida e o passo principal para segui-la é ter compromisso, dedicação e planejamento. Pense com calma, estratégia e não se esqueça que as pequenas mudanças contam muito. Revise as suas prioridades, pense nas metas que não foram alcançadas em 2021 e reverta isso em 2022.

Metas que podem entrar no seu checklist de 2022:

- Ter uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável está diretamente ligada a mais qualidade de vida. Ela pode trazer diversos benefícios para sua saúde, como melhor controle de peso, melhor rendimento no trabalho, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças. Para garantir esses benefícios é importante ingerir bastante água, evitar os doces e frituras, reduzir o consumo frequente de bebidas alcoólicas e equilibrar a quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras ao longo do dia. Além disso, é importante optar por alimentos naturais e pouco processados!

- Praticar exercícios físicos regularmente

Os exercícios físicos também são essenciais para quem deseja levar uma vida mais saudável, se você tem essa meta para 2022 essa sugestão é para você. Com a correria do dia a dia acabamos deixando de lado a prática de alguma atividade física, porém é importante se programar. A prática regular de exercícios traz benefícios a sua saúde física e mental, além de prevenir diversas doenças. Se você sofre de dores crônicas ou com o desgaste diário, os exercícios são um grande aliado na hora de resolver esses problemas e são indicados para todas as idades!

Para te ajudar a começar, separamos alguns exercícios para ser feitos em casa:

1 - Subir escadas

Subir escadas é um ótimo exercício cardiovascular e de fortalecimento de joelho, mas tome cuidado ao descer para começar uma nova série. A descida pode forçar o joelho.

2 - Flexões

As flexões de braço são ótimas para fortalecer tríceps e peitoral, substituindo algumas máquinas da academia. Existem diferentes tipos de flexões, com os braços mais ou menos abertos, cada tipo trabalha segmentos diferentes dos músculos da parte superior do corpo.

3 - Abdominais

O abdominal é um ótimo exercício para fazer em casa. Eles são exercícios destinados ao fortalecimento dos músculos abdominais. Mas não se iluda, não é esse exercício que vai te fazer perder a barriga. Para isso você terá que ter um deficit calórico, ou seja, terá que gastar mais calorias do que ingere.

- Fortalecer a leitura

Ler alimenta a mente e nos faz pessoas mais compreensivas e inteligentes. Você pode não perceber, mas está lendo a todo momento: enquanto assiste um filme legendado, uma notícia no jornal, mensagens recebidas e etc. A leitura traz diversos benefícios e é um hábito enriquecedor para a sua vida pessoal, profissional e acadêmica. Conheça os principais benefícios: 

1 - Aumenta o foco e a concentração

Enquanto lemos as funções cognitivas são trabalhadas. Esse hábito é um excelente treino de atenção e nos ajuda a ter concentração mesmo em locais muito movimentados.

2 - Melhora a escrita

Com a leitura aprendemos novas palavras e formas de empregá-las. Isso melhora nossa capacidade de expressão, principalmente, nos textos. 

3 - Estimula a criatividade

As histórias apresentadas nos livros fazem com que a gente mergulhe nos cenários citados, imaginando toda a narrativa do personagem e os cenários, consequentemente estimulando a criatividade.

- Organizar sua vida financeira

Ter o controle da sua vida financeira é essencial para tirar seus sonhos do papel, mas como manter o saldo positivo e se organizar de maneira eficiente? O primeiro passo para isso é entender os seus gastos e ganhos, ter consciência das suas despesas fixas, dívidas acumuladas, gastos variáveis e sua renda. Assim você consegue fazer um balanço e entender melhor como vai suas finanças. Existem diversos aplicativos que podem te auxiliar nisso!

A partir disso, você terá todas as entradas e saídas e poderá identificar gastos que podem ser cortados para iniciar o seu planejamento financeiro. A dica mais importante é gastar menos do que você ganha.  Uma boa organização financeira é criar estratégias para economizar seu dinheiro.

- Planejar uma viagem

Não importa o lugar, viajar é uma experiência engrandecedora em diversos aspectos. Para começar a planejar você precisa entender o que quer para essa viagem, deseja uma viagem para se aventurar ou quer apenas curtir com a sua família? Definir esse objetivo é o primeiro passo.

Antes de definir o local, é importante definir quanto tempo você terá para aproveitar o lugar, assim você consegue planejar para onde ir e todo o seu itinerário de forma mais segura. Quando já tiver definido o objetivo, tempo e o local, você conseguirá definir quanto dinheiro terá que investir para realizar essa viagem e o quanto será necessário economizar. Assim você terá uma viagem incrível e bem planejada!

O que achou das dicas? Quando você se organiza e se planeja fica muito mais fácil alcançar os seus objetivos. Comece a colocar em prática o que acabou de ler e prepare-se para o seu melhor ano!

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir