BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Invista em segurança no trabalho

17/11/2022

Quando falamos em segurança do trabalho, inevitavelmente temos que reforçar a importância em investir na segurança dos funcionários. É algo obrigatório em qualquer empresa, pois  além de ser exigido por todos os órgãos fiscalizadores, traz diversos benefícios tanto aos colaboradores quanto ao empregador. Os números de casos de acidentes são enormes e, conforme o tempo passa, só aumentam devido à irresponsabilidade de muitas organizações que deixam os seus trabalhadores expostos a diversas situações de risco.

Dados obtidos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) no âmbito da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, mostram que, nos últimos dez anos (2012-2021), mais de 22.954 mortes por acidente de trabalho formal foram registradas no Brasil. 

Só em 2021, foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos em razão ao trabalho, tendo um aumento de 30% em relação a 2020. A maioria desses casos poderiam ser evitados com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)  conforme previsto na Norma Regulamentadora N.06.

Oferecer auxílios e ações preventivas em segurança do trabalho é uma forma de alertar e assegurar a qualidade de vida de seus funcionários. Confira alguns outros motivos de porque investir na segurança do trabalho:

Bem-estar e saúde dos funcionários

Todo investimento realizado dentro da sua empresa reflete na felicidade e bem-estar de seus colaboradores e, claro, na qualidade de serviço que eles prestam. Um ambiente saudável e seguro traz conforto para todos.

Redução de custos

A eliminação de acidentes faz qualquer empresa diminuir custos, como indenizações, afastamentos médicos e, até mesmo, processos judiciais.

Formas de investir em segurança do trabalho

Muitos donos de empresas e organizações não investem em segurança do trabalho por não saberem por onde começar ou por falta de acesso às normas regulamentadoras, leis e diversos outros processos. Por isso, confira as melhores formas de começar a investir nesse assunto tão importante dentro de sua empresa:

Conheça todas as normas regulamentadoras: Elas são responsáveis pelo desenvolvimento das obrigações fiscais dentro das empresas.

Mapeie riscos: Além de ser uma medida preventiva, você conscientiza a todos sobre os cuidados básicos de segurança.

Faça monitorações de segurança frequentemente: Implemente, fiscalize e monitore todos os processos voltados à segurança da sua empresa.

Ministre palestras e ofereça treinamento para a equipe: Todos os funcionários devem estar capacitados para realizar tarefas de forma segura.

Aplique essas ações preventivas em sua empresa e mantenha o local de trabalho seguro. A Meta oferece diversos tipos de serviços que podem te ajudar a implementar o que é necessário em sua empresa, entre em contato conosco e confira nossas soluções em segurança do trabalho.

Investir em segurança é extremamente importante para o funcionamento da sua empresa e para a saúde de todos.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir