BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Pessoas com deficiência no mercado de trabalho, saiba mais sobre recrutamento e seleção

03/12/2022

Infelizmente a contratação de profissionais PcDs ainda é um grande desafio para empresas e recrutadores, por muita das vezes ser vista como pura obrigação legal. Porém, não basta contratar: é necessário ter um clima organizacional ajustado que atenda às necessidades da PcD. Assim, a empresa tornará o ambiente verdadeiramente inclusivo e garantirá o bem-estar de todos. Por isso precisamos ter um novo olhar sobre o assunto. Saiba mais informações sobre recrutamento e seleção de PcDs nesse artigo!

Quais pessoas podem ser consideradas PcDs?

Uma pessoa com deficiência é qualquer pessoa que possua uma ou mais das deficiências conhecidas como: física, intelectual, visual, auditiva e cognitiva.

O que a lei diz?

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Constituição Federal de 1988, os critérios de admissão às vagas devem basear-se exclusivamente nas exigências e necessidades técnicas da empresa, independentemente de preferências pessoais na contratação de funcionários. Isso inclui a proibição de discriminação com base em raça, sexo, religião, opinião, nacionalidade, deficiência ou outras circunstâncias pessoais, ou sociais, ao publicar ofertas de emprego. 

Atualmente, existem duas leis: a Lei de Cotas n° 8.213, de 1991, e o Decreto n° 3.298, de 1999. Segundo elas, todas empresas devem apresentar uma cota de admissão de PcDs conforme a quantidade de funcionários.

Segundo dados do IBGE, a taxa de participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é de 28,3%, menos da metade do índice registrado entre as pessoas sem deficiência, que é de 66,3%.

Benefícios de ter um PCD no ambiente de trabalho

Como sociedade, ainda temos muitos preconceitos com os PcDs como, por exemplo, imaginar que são incapazes. Mas a convivência pode melhorar essa imagem e acrescentar muito na organização. Além de contribuir com a empresa, os profissionais ganham por serem colocados no mercado de trabalho, diminuindo assim o desemprego e ajudando na inclusão social, ter um quadro de colaboradores diversos é sempre positivo para as empresas, pois isso aumenta a criatividade e as rotinas internas. 

Dicas para o recrutamento, seleção e contratação de PcDs

É importante pensar em todo o processo de recrutamento e seleção, pois precisamos seguir algumas peculiaridades. A contratação deve ser feita de forma séria e não apenas encaixar um profissional PcD em uma vaga só para obedecer à lei. O RH tem parte fundamental na inclusão e integração destes colaboradores, criando as condições para que eles desempenhem suas funções sociais.

Inclusão não se trata apenas de uma contratação e sim do preparo da organização inteira para que as pessoas com deficiência possam adquirir autoestima, sejam acolhidas e se integrem a rotina da empresa. confira algumas dicas para esse processo se tornar mais fácil:

• Realize palestras de informações, sensibilização em treinamento para todos os setores;

• Promova ações para os colaboradores tenham relacionamentos saudáveis com os PcDs;

• Procure apoio personalizado de organizações;

• Promova conversas sobre o tema com palestrantes PcD para educar sua empresa e combater o capacitismo.

Após a contratação, também é essencial investir em acessibilidade dessas pessoas, e fazer as adaptações conforme a Norma Técnica Brasileira 9050 (NBR-9050).

Para finalizarmos, conforme os dados que mostramos acima, é crucial que as empresas mudem sua percepção sobre pessoas com deficiência, a mudança dessa realidade não será feita apenas com normas, burocracias internas e vagas operacionais, precisamos cada vez mais ofertar oportunidade, acreditar nas pessoas e investir no seu desenvolvimento.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir