BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Julho verde: conscientização contra o câncer de cabeça e pescoço

06/08/2021

Um caroço ou tumor no pescoço, aquela dorzinha ao engolir, rouquidão persistente há duas semanas ou mais, ou uma ferida que não cicatriza. Esses podem ser sintomas de câncer de cabeça e pescoço. O aparecimento de algum nódulo é o principal sintoma. Esses nódulos são fixos e endurecidos, não costumam causar dor e podem crescer rápido ou lentamente. Por não serem sintomas que incomodam tanto, a maioria dos pacientes só procura ajuda quando a doença já está em fase avançada.

 

A campanha de saúde “julho verde” tem como objetivo conscientizar a população para que todos estejam alertas aos sintomas e procurem um médico o mais cedo possível, quando a doença ainda está na fase inicial, para que as chances de cura aumentem. O diagnóstico da doença nos estágios iniciais melhora a sobrevida do paciente, contribui para uma boa reabilitação e diminui bastante os custos do tratamento.

 

Os sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem variar de acordo com o tipo de câncer que acomete o paciente. Confira abaixo, quais são os sintomas mais comuns de certos tipos de câncer dessa região:

↳ Câncer de boca: ferida pequena que não cicatriza e não dói nos primeiros meses.

↳ Câncer de garganta: aparecimento de caroço no pescoço, mudança na voz, dores de garganta e dificuldade de engolir.

↳ Câncer de laringe: rouquidão e mudança na voz.

↳ Câncer de pele: ferida pequena que não cicatriza na região da cabeça e pescoço.

↳ Câncer de tireoide: não tem tantos sintomas. Geralmente é detectado no exame de ultrassom quando um nódulo suspeito é encontrado.

 

Segundo estatísticas do INCA - Instituto Nacional do Câncer, dentre as cinco primeiras posições de incidência de novos casos em homens, encontram-se o câncer de traqueia, brônquio e pulmão (7,9% dos casos) e o câncer de cavidade oral (5% dos casos). As estatísticas de incidência de novos casos em mulheres, demonstram que dentre as cinco primeiras posições estão o câncer de tranqueia, brônquio e pulmão (5,6% dos casos) e o câncer de glândula tireoide (5,4% dos casos).

 

As pessoas que bebem e fumam são as mais acometidas pela doença, e devem estar atentas ao aparecimento de manchas na boca, que podem ter a coloração branca ou vermelha e que permaneçam por mais de duas semanas. A maioria desses sintomas é fácil de detectar através do autoexame, bastando olhar dentro da boca e observar se há manchas ou examinar o pescoço para tentar detectar caroços nessa região. Esses cuidados já são suficientes para levantar uma suspeita inicial.

 

Devido ao contexto atual da pandemia, as pessoas estão evitando ir ao médico e essa atitude prejudica a identificação da doença. Outro fator que pode confundir a população é que existem vários sintomas menos específicos do câncer de cabeça e pescoço que podem ser semelhantes aos sintomas da COVD-19:

↬ Febre;

↬ Tosse;

↬ Cansaço;

↬ Dor de garganta;

↬ Aumento de secreção.

 

O tipo de tratamento para cura dos tipos de câncer de cabeça e pescoço acontecem de acordo com a fase da doença. Se a doença está na fase 1 ou 2, ela é  considerada “doença precoce” e o tratamento acontece por meio do método cirúrgico aberto ou endoscópico, de acordo com localização e tamanho da lesão. A rádio também pode ser uma opção nessa fase. Se a doença está na fase 3 ou 4, ela é considerada “doença avançada”, e envolve mais de uma modalidade de tratamento, a conjunção concomitante de rádio e quimioterapia e, caso a doença permaneça, o método cirúrgico de resgate.

 

Segundo a SBCCP – Sociedade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, os principais cuidados a tomar para prevenir o surgimento desses males são:

⧽ Não fumar;

⧽ Manter uma boa higiene bucal;

⧽ Manter o peso corporal adequado;

⧽ Evitar o consumo de bebidas alcóolicas;

⧽ Ter alimentação rica em frutas, verduras e legumes;

⧽ Recomendar a vacinação do HPV para os meninos de 11 a 14 anos e para meninas de 9 a 14 anos.

 

Esperamos ter chamado sua atenção e ajudado a contribuir para que esses tumores não sejam negligenciados por falta de informação, pois um dos principais problemas do tratamento é que dois terços dos acometidos só comparecem ao médico com a doença já em estágio avançado. Conscientize-se sobre a importância do autocuidado e atenção aos primeiros sintomas. Isso ajuda num diagnóstico precoce, ampliando assim as taxas de cura com menos sequelas.

 

Caso você queira saber mais sobre a Meta, continue navegando pelo site, ou entre contato!

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir