BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Novembro Azul - Cuidar da saúde também é coisa de homem

01/11/2022

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente entre os homens, logo após os tumores de pele. Embora seja comum, por medo ou desinformação, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Por isso, há necessidade de promover ações de conscientização sobre essa doença e a realização do diagnóstico precoce. 

Novembro Azul

A campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar e promover informações sobre o câncer de próstata. O movimento se iniciou na Austrália, em 2003, e surgiu das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é celebrado no dia 17 de novembro. No Brasil, a campanha deu início pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de vencer o preconceito masculino relacionado a exames de toque.

O câncer de próstata

Como dito antes, é o tipo mais comum entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Outros dados estimam que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no país 65.840 novos casos de câncer de próstata. Esse número corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens (Instituto Nacional de Câncer, 06/02/2020).

Diagnóstico e sintomas

Em sua fase inicial, o câncer tem uma evolução silenciosa, a maioria dos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou quando apresentam são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. Sendo assim, quando já apresentam sintomas concretos, 95% já estão em fase avançada, o que torna a cura muito difícil. Vale lembrar que a ausência de sintomas não garante a não existência de problemas, fazer exames preventivos é necessário.

No estágio avançado, o câncer pode provocar:

• Dor óssea;

• Sintomas urinários;

• Dores fortes;

• Insuficiência renal;

• Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Mesmo sem sintomas, homens a partir dos 50 anos, ou dos 45 caso exista histórico familiar, devem ir anualmente ao médico urologista e realizar o toque retal e o exame de PSA no sangue. 20% dos pacientes são diagnosticados somente por alterações no toque retal.

Alguns fatores que podem levar ao câncer de próstata:

Idade - 62% dos casos são de homens com 65 anos.

Histórico familiar - A existência do câncer em outros membros da família pode ser prejudicial.

Raça - Homens negros possuem maior incidência desse tipo de câncer.

Alimentação - Dietas sem verduras, frutas, legumes e grãos.

Sedentarismo - A falta de exercícios e de mobilidade podem acarretar a doença.

A saúde e bem-estar são importantes independente do seu sexo e idade. Para evitar qualquer tipo de problema, algumas atitudes são essenciais, como manter uma boa alimentação, praticar atividades físicas, evitar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas, sobrepeso e obesidade.  Além de manter em dia os exames de rotina (a frequência e o tipo varia conforme a idade, consulte sempre o seu médico), ter um comportamento sexual seguro e uma qualidade de vida adequada. 

Cuide-se e compartilhe essa causa, leve informações a sua empresa, amigos e familiares.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir