BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Ginástica laboral: uma prática essencial

05/08/2021

Sabe aquela dorzinha que surge em certos lugares do corpo dificultando a realização das suas atividades do dia a dia? Ela não surgiu por acaso e pode ser consequência de esforço repetitivo, má postura, tensão e/ou estresse. E quando falamos nessas dores, temos que falar também sobre ginástica laboral.

 

A ginástica laboral é uma prática de exercícios realizados no ambiente de trabalho que tem como abjetivo melhorar a saúde e qualidade de vida dos colaboradores, evitar lesões por esforço repetitivo e outras doenças ocupacionais. Seus benefícios gerais são:

✧ Combate às tensões;

✧ Redução da fadiga;

✧ Melhora da autoestima;

✧ Redução do sedentarismo;

✧ Aumento da produtividade;

✧ Combate a má postura corporal;

✧ Melhora do condicionamento físico;

✧ Estímulo do bom ambiente laboral;

✧ Redução do número de afastamentos por problemas de saúde;

✧ Aumento de momentos de relaxamento físico e mental.

 

Mas para que esses resultados sejam alcançados, a prática de exercícios deve ser uma rotina no expediente da organização mantida ao longo do ano inteiro, aberta a todos os colaboradores que queiram participar. A pausa para os exercícios laborais pode durar cerca de 15 minutos, com uma frequência de duas vezes por semana pelo menos, podendo incluir:

✧ Massagens;

✧ Exercício de alongamento;

✧ Exercício de relaxamento;

✧ Dinâmica em grupo.

 

A condução da ginástica laboral deve ser realizada por um profissional competente, como um fisioterapeuta ou professor de educação física. O momento em que os exercícios são praticados ao longo da jornada de trabalho influencia no tipo de ginástica a ser realizada. A ginástica laboral pode ser:

 

1. Preparatória: realizada no início do expediente para preparar o colaborador para sua jornada de trabalho com exercícios de estimulação de circulação sanguínea e preparação das articulações.

2. Compensatória: realizada no meio do expediente com exercícios de alongamento para compensar os impactos da tarefa diária sobre o corpo.

3. Relaxamento: realizada ao final do expediente com exercícios de respiração e concentração que relaxam as estruturas e ajudam o colaborador a fazer a desconexão com a jornada de trabalho.

 

Essas seções de exercícios ajudam a oxigenar os grupos musculares, melhoram a disposição e aumentam o ânimo para trabalhar. O empregador ganha um colaborador mais saudável, disposto e produtivo, recebe menos solicitação de afastamento, pedido de licença e atestados médicos. Por outro lado, o colaborador se beneficia com a melhora da sua saúde e qualidade de vida. Investir em saúde é sempre a melhor estratégia.

 

Para conhecer mais sobre o que sua empresa pode fazer para melhorar a saúde de seus colaboradores e aumentar a produtividade geral de sua organização entre em contato conosco. Teremos prazer em atendê-lo!

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir