BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Como aplicar a Fisioterapia Ergonômica no home office?

06/01/2023

No meio da pandemia do COVID-19, o home office se popularizou no Brasil e foi adotado por diversas empresas. Esse modelo segue sendo tendência no mercado de trabalho mundial por ter uma flexibilidade de horários e conforto para os trabalhadores. Porém, se não bem utilizado, pode trazer alguns prejuízos à saúde física, por isso, alguns cuidados como a fisioterapia ergonômica devem ser levados em consideração.

O que é Ergonomia?

A Ergonomia se trata de uma ciência com caráter interdisciplinar, visando adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador. Ela leva em consideração alguns fatores como as características físicas, fisiológicas e psicossociais dos colaboradores, e alguns sinais que o corpo não está ergonomicamente saudável podem ser vistos com frequência. 

- Fadiga mental;

- Fadiga muscular;

- Alterações sensoriais;

- Dor e alterações funcionais.

Além disso, existem regras ergonômicas que devem ser aplicadas no dia a dia para melhor funcionamento físico. 

Recomendações para o uso de dispositivos durante o trabalho

Existem algumas dicas e recomendações de hábitos e posturas ao utilizar computadores e celulares, garantindo o melhor desempenho de suas atividades e prevenindo possíveis danos à saúde.

Utilizando dispositivos móveis em pé:

Cabeça: em posição neutra, evitando a flexão ou extensão do pescoço.

Braços: elevados, levando o dispositivo até a altura dos olhos.

Pés: sempre apoiados no chão.

Uso de computadores de mesa e notebook

Ficar sentado é a postura mais utilizada para quem trabalha em home office, mas sua permanência incorreta por um longo tempo pode causar dores musculoesqueléticas crônicas nas regiões cervical e lombar.

- Evite flexão ou extensão do tronco do pescoço por muito tempo;

- A parte superior da tela do computador deve estar na mesma altura dos olhos com uma distância de 50 a 70 cm;

- Mantenha os ombros em posição neutra;

- Os cotovelos precisam estar próximos ao tronco;

- Os punhos devem ser mantidos em posição neutra evitando a sobrecarga de estruturas tendíneas.

Como melhorar sua rotina de trabalho no home office?

• Local de trabalho: tenha um local silencioso, ventilado e iluminado. Lembre-se que o ambiente deve ser capaz de trazer a sensação de aconchego e acolhimento, bem como concentração, foco e precisão.

• Vestimenta: utilize roupas confortáveis e leves, mas que o corpo e a mente não entendam que é hora de lazer ou de relaxar. Portanto, utilizar pijamas não é recomendado.

• Tenha uma rotina: para que você consiga organizar seu dia de trabalho é necessário desenvolver uma rotina. Não é porque você está trabalhando em casa que pode fazer o que quiser, sem horário pré-definido.

• A importância de pausas: as pausas diminuem as chances de adquirir lesões por esforço repetitivo, o nível de estresse, alivia as tensões do corpo e melhora a criatividade.

• Pratique exercícios físicos: o ato de ficar na mesma postura por tempo prolongado ou a realização de movimentos repetitivos pode gerar sobrecarga nos nossos tecidos corporais. Por isso, é necessário a realização de alongamento durante a jornada de trabalho.

A Meta oferece alguns serviços em Gestão de Ergonomia, visando melhorar diversos aspectos da saúde de um trabalhador, resultando em maior produtividade e qualidade de vida.

Clique aqui e saiba mais.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir