BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

O que diz a NR-36 sobre as condições de trabalho no frigorífico?

20/05/2022

As NRs são Normas Regulamentadoras criadas para que se possa avaliar, controlar e monitorar os riscos existentes nas atividades de trabalho, assegurando a Segurança e Saúde do Trabalho e trazendo o bem-estar a todos os colaboradores.

Hoje falaremos sobre a NR 36 - Segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano. Ela tem por objetivo garantir a segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho em frigoríficos.

A Norma destaca vários pontos, sejam de ambiente, de ergonomia, de escopo de trabalho, de condições físicas ou também de fatores psicológicos para o trabalhador.

Faz parte também das práticas da NR-36 sempre fornecer treinamento sobre o manuseio, cuidados básicos, rotina de trabalho entre outros e manter sempre os trabalhadores informados sobre todas as medidas disponíveis para manter o bem-estar no trabalho.

Riscos ao trabalhador

Um dos principais pontos é a orientação e ajuste na produção para que o trabalhador possa adotar uma postura e movimentos adequados durante a rotina, pensando sempre na facilidade de uso e no conforto. É preciso optar por ferramentas leves e eficientes e por movimentos que não debilitem ou que tenham uso excessivo de força, flexão, pressão, extensão, torção e preensão dos segmentos corporais, evitando, assim, possíveis LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

O uso de EPI faz parte dos termos dessa norma, mas também há preocupações sobre o frio existente no ambiente, a qualidade do ar dos locais, os movimentos repetitivos em pouco espaço de tempo e o trabalho com ferramentas cortantes.

Alguns dos termos citados sobre as condições do ambiente de trabalho são:

- Ruídos: as medidas devem seguir a ordem de eliminação; redução da emissão; redução da exposição dos trabalhadores. As mudanças podem ser estruturais, seja em equipamentos ou no modo de produção.

- Agentes químicos: para ajudar na prevenção, itens como chuveiro, spricklers, lava-olhos, painel de controle do sistema de refrigeração precisam ser instalados. Além disso, a sinalização deve estar de acordo, deve-se ter equipes especializadas para detectar possíveis vazamentos, fazer verificação das instalações e manutenções frequentes nos equipamentos, maquinário e local; entre outros.

- Agentes biológicos: o local precisa estar sempre higienizado e deve ser instalado o BPF (Boas Práticas de Fabricação), a equipe responsável precisa fazer serviços de controle de possíveis agentes patogênicos e seus meios de transmissão, dados epidemiológicos, inspeção sanitária e acompanhamento do quadro clínico ou subclínico dos trabalhadores do local (PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

- Conforto térmico: como boa parte dos ambientes precisam estar em temperaturas abaixo do normal, há alguns itens que precisam ser mantidos pela empresa, como EPI adequado (luvas, meias higienizadas, protetor auricular, óculos, capacete, etc); manutenção frequente dos equipamentos; controle de temperatura, umidade e velocidade do ar; local para aquecimento de mãos; entre outros.

Proteção dos trabalhadores

Há uma grande preocupação na NR-36 a respeito da saúde do colaborador, por isso, determina requisitos mínimos para se ter um padrão de qualidade, segurança e saúde.

Dentre os capítulos da Norma, podemos resumir os fatores para a prevenção de acidentes ou doenças ocupacionais, são eles: a forma de manuseio dos produtos, levantamento e transporte de produtos e cargas, manipulação e processamento de animais, estrados, passarelas, plataformas, mobiliários, equipamentos e ferramentas, organizações temporal e de atividade, gerenciamento de riscos, controle médico e programa de prevenção de riscos. No quesito ergonomia, há algumas orientações em conjunto com as que devem ser praticadas na NR-17.

A Norma completa você pode conferir clicando aqui

E para adequar sua empresa e garantir todas as medidas de Segurança e Saúde no trabalho, fale com a nossa equipe.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir