BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

8 DE MARÇO - Dia Internacional da Mulher

08/03/2024

A origem dessa data não é marcada por romantismo ou alegria, tão pouco foi estabelecida para glorificar a “delicadeza” e “beleza feminina”. A essência dessa comemoração envolve celebrar conquistas e honrar uma longa história de resistência e luta para conquistar o que é seu direito: justiça e igualdade.

Ao longo do final do século XIX e início do século XX, a força de trabalho era predominantemente composta de mulheres e crianças. Mas devido às condições de trabalho que eram precárias e desumanas, as mulheres iniciaram lutas e se engajaram em movimentos em prol dos seus direitos por melhores condições de trabalho e igualdade de gênero.

Nesta época em que as mulheres ainda não tinham direito ao voto e sofriam discriminação de gênero explícita, aconteceram alguns eventos-chaves que contribuíram para a instituição do Dia Internacional da Mulher:

1 – Surgimento da Liga Sindical Feminina (Estados Unidos – final do Século XIX e início do Século XX): movimento de trabalhadoras estruturado por mulheres profissionais liberais, socialistas e sufragistas. O movimento Sufragista, liderado por mulheres como Susan B. Anthony e Elizabeth Cady Stanton, foi fundamental nesse processo.

2 - Incêndio da fábrica Triangle Shirtwaist (25 de março de 1911, em Nova York): uma tragédia que resultou na morte de mais de 140 trabalhadoras, a maioria mulheres imigrantes. Esse desastre destacou as péssimas condições de trabalho enfrentadas pelas mulheres na época e gerou indignação pública.

3 - Conferência Internacional de Mulheres Socialistas (1910, Copenhague, Dinamarca): surge a ideia de um Dia Internacional das Mulheres como uma forma de promover seus direitos e protestar contra a discriminação de gênero.

4 - Primeira celebração do Dia Internacional da Mulher (19 de março de 1911, vários países da Europa): celebração com manifestações e protestos em prol dos direitos das mulheres e melhores condições de trabalho.

5 – Manifestação de 90 mil operárias (8 de março de 1917, Estados Unidos): uma manifestação grandiosa contra as más condições de trabalho, a fome e a proibição do trabalho infantil.

Após esse acontecimento, o dia 8 de março foi consagrado como o Dia Internacional da Mulher.

Vale ressaltar que o Brasil promulgou a Lei do Feminicídio, em 2015, o que tornou o assassinato de mulheres por razões de gênero em crime hediondo, aumentando as penas para os agressores. No entanto, em 2020, o Brasil ainda registrou 1.350 casos de feminicídio no país. A implementação eficaz dessa lei e o combate à violência contra as mulheres exigem mais esforços em várias frentes, incluindo educação, políticas públicas e conscientização.

O feminicídio é apenas a ponta do iceberg. Há um amplo espectro de violência de gênero enfrentada pelas mulheres, que inclui formas de violência psicológica, física, sexual, econômica e simbólica. Hoje, em 2024, ainda há uma grande disparidade salarial entre os gêneros. Pesquisas apontam que as mulheres nos EUA têm um salário, em média, 20% menor que o dos homens.

A luta contra tudo isso requer uma abordagem multifacetada e exige um debate educativo em todos os níveis da sociedade.

O Dia Internacional da Mulher é uma data sobre força, lutas e conquistas. A força de cada uma e cada um nessa luta é inspiradora. Cada voz e cada ação importam. Cada batalha e cada passo adiante nos aproximam de um mundo mais justo.

A Meta apoia essa luta. 60% dos cargos de gestão da empresa são de mulheres. Além disso, toda empresa segue regras firmes e claras, não possibilitando nenhuma diferenciação por conta de gênero.

Parabéns, mulheres! Sigamos em frente!

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir