BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Janeiro Branco - Como tratar esse assunto dentro das empresas

03/01/2023

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ansiedade e a depressão causam uma perda de aproximadamente, US$ 1 trilhão na economia mundial por ano. Alguns dados mostram que cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem com problemas mentais. 

Sabemos que cuidar da saúde física e mental é importante para o nosso bem-estar, porém, infelizmente ainda é um tabu muito grande, principalmente dentro das empresas. Atualmente, nove a cada dez trabalhadores têm sintomas de ansiedade, segundo o International Stress Management Association ISMA-BR. A pesquisa também mostra que 47% sofre com algum nível de depressão e que, em 14% dos casos, a doença é recorrente. 

Foi nesse cenário que o Janeiro Branco nasceu em 2014, visando propor uma reflexão sobre emoções, relacionamentos e expectativas, bem como para conscientizar a população acerca dos riscos dos danos emocionais e da importância do cuidado com a saúde mental.

3 ações para fortalecer a relação de saúde mental do colaborador

Uma pesquisa da Wellable em 2021, apontou que parte das empresas já adotam medidas para melhorar a saúde mental de seus trabalhadores e, consequentemente, o clima organizacional. 

Por exemplo, 67% das empresas oferecem programas de assistência aos empregados; 46% valorizam recursos de educação em saúde mental, tais como acesso a palestras, treinamentos e webinars; 30% adotam escalas de trabalho mais flexíveis; 29% valorizam o acesso às ferramentas digitais de saúde mental, como aplicativos para celular. Além disso, a empresa pode apostar em outros quesitos, também muito importantes como, por exemplo:

Melhoria do ambiente de trabalho

Um bom começo para contribuir para a saúde mental no trabalho é evitar desgastes cotidianos, como relações sem transparência, comunicação falha, metas impossíveis e pressões exageradas. É possível, sim, criar um local de trabalho amigável e, simultaneamente, produtivo.

Diminuição do horário de trabalho e respeito fora do expediente

Algumas empresas brasileiras já aderiram ao novo modelo de trabalho que vem sendo comentado há algum tempo: a redução da jornada de trabalho. Além disso, o respeito com o horário de expediente é crucial para não sobrecarregar o trabalhador, bem como aos períodos de descanso e férias.

Comunicação interna

Quando um colaborador sente que é escutado dentro de sua empresa, ele cria uma grande relação de confiança com seu superior e colegas. Crie um ambiente onde seu funcionário possa dar opiniões e sugestões, melhorando assim a gestão de pessoas da empresa.

Algumas outras dicas que podem te ajudar a promover o cuidado com a saúde mental:

• Feedbacks;

• Plano de carreira;

• Plano de saúde;

• Palestras sobre saúde física e mental.

Concluímos então que promover ações que incentivam o cuidado da sua saúde mental de seus colaboradores é essencial para manter um ambiente de trabalho melhor tanto para você quanto para sua equipe, evitando assim, desgastes por ambos os lados. 

Se você precisa de ajuda para implantar essa rotina na sua empresa, a Meta conta com uma equipe de assistentes sociais e psicólogos, além de serviços como Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida. Entre em contato e saiba mais.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir