BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Acidentes de trabalho na história do Brasil e suas consequências

28/10/2022

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o 4º país do mundo onde acontecem mais acidentes de trabalho, os outros três primeiros são a China, Índia e Indonésia. 

Obviamente não gostaríamos de fazer parte dessas tristes estáticas, mas é importante tratarmos sobre esse assunto e reforçarmos a prevenção à saúde e segurança do trabalho. Confira neste artigo alguns exemplos de acidentes de trabalho que ficaram para a história do país e como evitá-los.

1) Contaminação por agrotóxico, em Paulínia

A fábrica da Shell-Basf que funcionava em Paulínia, interior de São Paulo, foi responsável por um dos maiores acidentes de trabalho na história do Brasil. Os agrotóxicos produzidos pela empresa acabaram contaminando o solo, trazendo a incidência do câncer, a disfunções dos sistemas reprodutor, endócrino e imunológico. Assim, afetando mais de mil funcionários e deixando 62 mortos. Dezenas de ex-funcionários e moradores da Paulínia entraram com ações contra a empresa devido aos danos ambientais e o comprometimento da saúde que foi causado. A empresa se comprometeu a pagar atendimento médico a mais de mil ex-funcionários e terceirizados. Esse é o caso mais abrangente da história do Tribunal Superior do Trabalho.

2) Desabamento de teto do pavilhão de exposições

Em fevereiro de 1971, o teto do Pavilhão da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), desabou, deixando 69 pessoas mortas e mais de 100 feridas. O caso chegou à Justiça em 1984 e no processo ficou comprovado a omissão, a negligência e a imperícia na condução e fiscalização da obra. Além disso, a  presença de material de qualidade inferior, falta de atendimento de algumas normas técnicas e a utilização de juntas de concretagem duvidosas foram alguns dos problemas apontados pelos laudos. Foi considerado o maior acidente de trabalho da história do Brasil por muito tempo. Nenhuma vítima recebeu indenização e o processo foi concluído dezesseis anos após o acidente, sem apontar culpados.

3) Rompimento da barragem em Brumadinho

Atualmente, o rompimento da barragem B1 da Vale, em Brumadinho (MG) é o maior acidente de trabalho da história do Brasil, a tragédia deixou 270 mortos e 11 desaparecidos. No rompimento da barragem, 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos foram despejados, os primeiros lugares a serem atingidos foram as instalações da empresa e o refeitório. Nesse momento, 427 trabalhadores estavam no local. Segundo a Vale, 106 mil pessoas recebem ajuda mensalmente. Foram fechados 723 acordos de indenizações individuais e por núcleo familiar, totalizando 2.300 beneficiários. E as indenizações trabalhistas totalizam 516 acordos, beneficiando 1.539 pessoas. 

4) Incêndio na boate Kiss

Durante uma festa de universitários na boate Kiss, em Santa Maria (RS), um incêndio iniciado perto do palco provocou correria e pânico, a única saída de emergência não foi suficiente e mais de 240 pessoas morreram por asfixia pela fumaça tóxica. Recentemente o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) anulou o júri que condenou 4 pessoas em 2021. Os réus foram levados a julgamento novamente e os sócios da boate Kiss, Elissandro Callegaro e Mauro Hoffmann foram condenados a 22 anos e 6 meses de prisão em regime fechado. Já o vocalista da banda que tocava no dia do acontecido, Marcelo de Jesus dos Santos, foi sentenciado a 18 anos junto com o produtor de palco, Luciano Bonilho.

Segurança no trabalho e prevenção de acidentes

Esses foram alguns exemplos de acidentes que ficaram para a história do Brasil, e que poderiam ser evitados se normas e regras fossem seguidas à risca. Existem alguns programas de prevenção de riscos e acidentes no trabalho, que possuem o objetivo de tornar o ambiente mais seguro e produtivo, além de informar, conscientizar e determinar normas regulamentadoras e regras que devem ser seguidas. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)  é uma dessas, e tem a finalidade de informar os trabalhadores sobre as Normas Regulamentadoras (NR) e estudar o ambiente de trabalho para identificar os possíveis riscos de acidentes.

Outro programa importante e obrigatório para empresas é o PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais), ele tem o objetivo de implantar ações de combate a possíveis agentes químicos, biológicos e físicos existentes no ambiente de trabalho, que dependendo de sua concentração e tempo de exposição podem ser prejudiciais à saúde do colaborador. 

Investir em segurança do trabalho é essencial para reduzir acidentes, trazer menos riscos e diminuir custos. Por isso, conte com nossa empresa para te ajudar a adequar o ambiente e trazer bem-estar a todos os colaboradores, entre em contato conosco e solicite seu orçamento.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir