BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Dezembro Vermelho - O que você precisa saber sobre o HIV e a AIDS?

02/12/2022

Dezembro é marcado como o mês de mobilização mundial sobre prevenção aos vírus do HIV, AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A Assembleia Mundial de Saúde (AMS), com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), determinou em 1987 que o dia 1º de dezembro seria oficialmente Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

Apesar de aproximadamente mais de 40 mil brasileiros conviverem com essa doença, infelizmente esse assunto é um grande tabu na sociedade. 

A maioria dos portadores tem medo do diagnóstico e outras abandonam o tratamento, tudo isso fruto da marginalização do assunto sobre HIV e Aids, levando a maioria dessas pessoas à morte social. Que se trata de quando um cidadão com certo diagnóstico passa a ser visto com pena, condenado ou como um risco para sociedade, se tornando invisível para todos. 

Sendo assim, o preconceito e a desinformação são os maiores causadores de morte.  

Diferença entre HIV e AIDS

O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, ou seja, pode causar a AIDS. Sendo assim, nem sempre quem tem HIV necessariamente possui AIDS. Muitas pessoas soropositivas podem viver anos sem apresentar sintoma e desenvolver a doença, mas podem transmitir por outros meios, como:

• Sexo vaginal sem camisinha

• Sexo anal sem camisinha

• Sexo oral sem camisinha

• Uso de seringa por mais de uma pessoa

• Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Com o avanço dos tratamentos atuais, os portadores dessa doença podem levar a vida normalmente hoje em dia. Mas é de suma importância que os exames sejam realizados precocemente, para maior sucesso no tratamento. O uso de preservativos masculinos e femininos é ainda a principal e mais eficiente maneira de se evitar o HIV. 

PEP Sexual – Profilaxia Pós-Exposição Sexual

A Profilaxia Pós-Exposição é um tratamento com terapia antirretroviral por 28 dias para evitar a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo de uma pessoa. Ela é indicada para quem pode ter tido contato com o vírus em alguma situação. Para ter sucesso, a PEP deve ser iniciada nas primeiras 2 horas e até 72 horas após a exposição ao vírus. 

PrEP – Profilaxia Pré-Exposição

Já a Profilaxia Pré-Exposição é uma medida de prevenção ao HIV/AIDS. Ela consiste no uso contínuo de antirretrovirais, o que não substitui o uso de preservativos, e, assim, reduzindo o risco em até 90% de infecção pelo vírus do HIV. A PrEP é utilizada como estratégia de prevenção principalmente para pessoas em situação de grande vulnerabilidade (gays, travestis e transexuais) e que tenham dificuldade em utilizar o preservativo de maneira sistemática.

Como ajudar nessa causa? 

Como dissemos anteriormente, a desinformação e o preconceito são fatores infelizmente letais nessa luta contra o HIV e a AIDS, falar sobre esse assunto pode ser desafiador, mas extremamente necessário. 

Levante dados sobre a questão

A conscientização é um dos primeiros passos para exterminar qualquer doença. Assim como em campanhas de outros meses, é necessário tratarmos sobre informações concretas.

Saiba a diferença entre o HIV e AIDS. Conheça os meios de transmissão

Mostramos mais acima a diferença entre essas doenças, os meios de transmissão e as formas de tratamento. Essas informações são facilmente encontradas na internet ou, até mesmo, com um agente de saúde da UBS mais próxima da sua casa.

Promova a conscientização

Após se informar corretamente e em fontes confiáveis, utilize suas redes sociais para falar sobre o assunto, converse com seus amigos e familiares sobre essa questão, promova palestras em seu bairro, escola, faculdade e ambiente de trabalho. Juntos e com informação podemos combater e prevenir o preconceito.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir