BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Como a NR-17 dá segurança ao ambiente de trabalho?

31/10/2021

A NR-17 foi caracterizada como norma geral pela Portaria SIT n° 787, de 28 de novembro de 2018. Ela estabelece os parâmetros para permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, visando a prevenção de possíveis problemas de saúde e seguindo as prescrições de ergonomia estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Previdência. 

Se torna uma obrigação das organizações aplicar os parâmetros e características ergonômicas no ambiente do trabalho. Empresas que seguem esses parâmetros da Lei são bem sucedidas na produção da qualidade de vida dos colaboradores, na responsabilidade social e para toda a cadeia produtiva.

Benefícios da NR-17

Devido à redução dos riscos de doenças e acidentes no ambiente de trabalho, a NR-17 traz diversos benefícios, como:

Redução de afastamento e doenças no trabalhoQualidade de vida e produtividadeRedução do Absenteísmo Jornada de trabalho adequada

As NRs podem garantir ao empregado um ambiente de trabalho que favoreça seu bem-estar, refletindo positivamente na sua permanência e presença na empresa. Além de garantir a empresa conformidade com a lei e aumento na produtividade dos seus empregados.

Ter um ambiente que não é propício para o trabalho promove a insatisfação da equipe e a proliferação de doenças ocupacionais. Além de aumentar o risco de diversos tipos de acidentes. Essas situações geram um clima improdutivo e pode fazer com que os indicadores comerciais da empresa caiam. Por isso, para que a norma seja efetiva, é necessária uma análise ergonômica do trabalho.

Como aplicar as demandas da NR-17 no ambiente de trabalho?

Para aplicar as demandas da NR-17, primeiro é preciso criar um planejamento preciso. Lembrando que, para a aplicação correta dessas demandas, você precisa de uma análise profissional de um técnico em segurança do trabalho.

Análise algumas questões que podem ser melhoradas visando promover um ambiente que preze pela qualidade de vida dos funcionários, mas sem deixar de lado a otimização da produtividade. Esteja atento aos principais pontos:

Verifique a iluminaçãoTenha cuidado com a temperaturaEvite barulhos estrondososAtenção com a postura

Promova um ambiente saudável! 

É muito importante mostrar para os funcionários que seguir essas normas é essencial para evitar riscos à sua própria saúde. Para isso, crie estratégias constantes para lembrar os funcionários sobre esses detalhes essenciais.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir