BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Fevereiro Roxo e Laranja: conheça as doenças e seus fatores de risco

03/02/2023

A campanha Fevereiro Roxo e Laranja é dedicada à conscientização e tratamento de algumas doenças. O roxo conscientiza sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia: já a cor laranja alerta sobre a Leucemia. Essas cores possuem alguns significados importantes como alerta, cuidado e conscientização dessas doenças que, muita das vezes, não temos conhecimento sobre os sintomas e as consequências delas na vida de um indivíduo. 

Leucemia

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, ainda de origem desconhecida. Sua maior e principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as sanguíneas normais.

Fatores de risco da Leucemia

Fatores de risco são situações que fazem com que a chances do desenvolvimento de uma doença aumentem. Os principais fatores segundo a ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular) são: 

🔹 Exposição a altas doses de radioatividade e idade aumentada;

🔹 Tabagismo e exposição prolongada a produtos químicos;

🔹 Exposição a substâncias químicas, uso prolongado de pesticidas e histórico familiar.

Lúpus

O Lúpus é uma doença rara e autoimune. Acontece quando o sistema imunológico reage contra às células da própria pessoa, afetando os rins, cérebro, articulações, pele e outros órgãos.

Fatores de risco do Lúpus 

Essa doença pode afetar pessoas de qualquer idade, raça e sexo, porém as mulheres são mais vulneráveis. Confira outras incidências:

🔹 Gênero: mais comum em mulheres;

🔹 Idade: a maior parte dos diagnósticos acontece entre os 15 e 40 anos;

🔹 Etnia: é mais comum em pessoas negras, hispânicas e asiáticas;

🔹 Alta exposição ao sol.

Prevenção do Lúpus

Mantenha hábitos e estilo de vida saudáveis. Tenha uma boa  alimentação e evite exposição ao sol.

Alzheimer

A principal característica do Alzheimer é a perda de memória, que ocorre de forma progressiva. É considerada uma doença progressiva que ainda não tem cura.

Fatores de risco do Alzheimer

Ainda não compreendemos todos os motivos que fazem algumas pessoas desenvolverem o Alzheimer e outras não, mas pesquisas apontam quais fatores de risco expõem a uma maior vulnerabilidade:

🔹 Idade;

🔹 Genética;

🔹 Deficiência Cognitiva Leve (DCL);

🔹 Doenças cardiovasculares;

🔹 Traumatismo craniano.

Prevenção do Alzheimer

Mantenha o peso em um nível saudável, normalmente abaixo de um Índice de Massa Corporal (IMC) de 25. Evite traumatismo craniano (como concussões). Mantenha-se cognitivamente ativo com leituras e aprendendo coisas novas.

Fibromialgia

A fibromialgia afeta e causa dores por todo o corpo, principalmente musculatura e articulações. Além de cansaço, falta de sono, depressão e perda de memória.

Fatores de risco da Fibromialgia

Mesmo que a causa da doença não seja conhecida, alguns fatores podem aumentar as chances dela ser desenvolvida:

🔹 Idade: acima dos 45 anos;

🔹 Sexo: muito comum em mulheres;

🔹 Histórico familiar;

🔹 Lesões;

🔹 Obesidade.

Prevenção da Fibromialgia

Apesar de não haver método comprovado, alguns especialistas indicam atividade física como auxiliar.

Nós apoiamos e incentivamos as campanhas de Fevereiro Roxo e Laranja. Vale ressaltar que se você convive com qualquer uma dessas doenças, todo tratamento deve ser seguido cautelosamente.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir